A construção da Via Leste, um projeto urbanístico esperado desde os anos 1960, finalmente está próxima de sair do papel com o compromisso do candidato a prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva. A obra prevê a criação de uma avenida margeada pelo córrego Tanquinho, conectando a Avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) à Rodovia Anhanguera (SP-330). Esse importante eixo viário vai ligar as regiões norte e leste da cidade, melhorando a mobilidade e qualidade de vida dos ribeirão-pretanos.
Ricardo Silva entende que a Via Leste é crucial para o futuro do trânsito em Ribeirão Preto. “Estamos falando de um projeto sonhado há muito tempo. A avenida do Tanquinho, a Via Leste, é fundamental para criar rotas alternativas e facilitar a ligação entre os bairros e regiões da cidade. Temos técnicos capacitados para tirar esse plano do papel”, destacou o candidato.
Benefícios da Via Leste para o tráfego e o desenvolvimento
A construção da Via Leste não apenas reduzirá o tempo de viagem entre as regiões norte e leste da cidade, mas também fomentará o desenvolvimento local. De acordo com especialistas, essa obra é indispensável para melhorar a locomoção em Ribeirão Preto. O urbanista Silvio Contart exemplificou o impacto positivo: “Você pode sair do Complexo Aeroporto pela Via Norte e chegar ao parque Industrial Lagoinha sem passar pelo centro, o que será um grande ganho em mobilidade.”
Comerciantes e moradores das áreas beneficiadas já se mostram otimistas quanto ao projeto. Felipe Santos, comerciante na Avenida João Bim, uma das vias que será conectada pela nova avenida, comentou: “Com a urbanização do Tanquinho e a construção dessa nova rota, motoristas, pedestres e comerciantes terão uma grande melhora na mobilidade da região.”
Planejamento e estrutura da Via Leste
A Via Leste terá início na Via Norte, passando por vias importantes como as Avenidas Costa e Silva, Saudade, Quito Junqueira, e Meira Júnior, até chegar à Avenida Antônio Gomes da Silva Junior, no bairro Lagoinha. Além de facilitar o trânsito, o projeto inclui um parque linear, eixo cicloviário, recuperação da vegetação ao longo do córrego Tanquinho, e melhorias na qualidade da água. Haverá também planejamento para a instalação de pontos de transporte público.
Por conta de sua complexidade, a execução do projeto da Via Leste exigirá a colaboração de diversas administrações futuras. No entanto, Ricardo Silva está pronto para iniciar essa obra histórica. “Como centro de uma região metropolitana, Ribeirão vai crescer cada vez mais. A Via Leste é uma obra ousada e necessária, e estou pronto para dar o primeiro passo”, finalizou o candidato.