Desde 2020, a Associação para Auxílio de Dependentes Químicos (AMOSTRA) vem expandindo suas atividades, especialmente para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. Em 2023, a associação recebeu um repasse de quase R$ 126 mil do deputado Ricardo Silva, utilizado para cobrir o aluguel da casa onde as mulheres da Fase Comunitária residem.
Apoio a Mulheres em Situação de Vulnerabilidade
Fundada em 2009, a AMOSTRA é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que se destaca no apoio a mulheres enfrentando a dependência química. Atualmente, a entidade atende 28 mulheres, todas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
Programa Terapêutico de Duas Fases
O programa terapêutico oferecido pela AMOSTRA tem duração de seis meses, dividido em duas fases: a Fase Comunitária e a Fase de Reinserção. Durante a Fase Comunitária, que dura três meses, 22 mulheres são acolhidas na Unidade 1. Outras seis mulheres, na Unidade 2, avançam para a segunda fase, onde começa o processo de reinserção social.
Atividades para a Autonomia e Reinserção Social
Com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e educadoras sociais, a AMOSTRA oferece atividades focadas no desenvolvimento de autonomia, habilidades sociais e reinserção na sociedade. Desde sua fundação, a entidade já atendeu cerca de 500 pessoas, ajudando-as a reconstruir suas vidas.