Equipamento hospitalar que terá dobro de leitos é resultado do trabalho de Ricardo Silva
Graças ao trabalho de Ricardo Silva e a sua parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) Ribeirão Preto ganhará uma nova Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas (HC-UE/RP).
Ricardo é o responsável por disponibilizar R$ 30 milhões para as obras da nova UE que será construída ao lado do Hospital Estadual de Ribeirão Preto próximo a Direção Regional de Saúde (DRS¬XIII) de Ribeirão Preto, entre as avenidas Independência, e a Adelmo Perdiza, na Zona Sul da cidade.
A nova UE terá o dobro de leitos da atual saltando de 200 para 400. O investimento inicial será de os R$ 80 milhões e a licitação do projeto executivo já está sendo realizada pelo governo do Estado.
A atual UE funciona na rua Bernardino de Campos, no Centro de Ribeirão Preto e não tem condições de ser ampliada. Em função da quantidade de leitos, pacientes que são levados para a Unidades muitas vezes acabam tendo que esperar por muitas horas dentro da ambulância a espera de um leito nas enfermarias.
Por estar localizada na região central da cidade também tem problemas graves de acessibilidade como o trânsito intenso de veículos, principalmente de ambulâncias com pacientes vindos de outras cidades.
A localização da nova UE entre duas avenidas – Independência e Adelmo Perdiza – e próximo ao Anel Viário Sul facilitará o acesso para ambulâncias de todos municípios. Isso porque o anel viário da cidade – Norte e Sul – interliga as principais rodovias que chegam a Ribeirão Preto.
Com cerca de 960 funcionários, a Unidade de Emergência foi inaugurada em 1956. Em 1970, após a construção do Hospital das Clínicas no campus da USP, na Vila Monte Alegre, na Zona Oeste passou a ser especializada em urgências e emergências. Sessenta por cento dos atendimentos são de Ribeirão Preto e 40% da macrorregião.