O deputado federal Ricardo Silva (PSD-SP) conseguiu um importante avanço na votação do projeto do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. Um Requerimento Extra Pauta apresentado foi protocolado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e obriga que o relatório seja votado na próxima sessão desta comissão.
A apresentação do requerimento ocorreu para que a votação ocorra de forma rápida, já que ainda não havia uma decisão da presidência da CCJ sobre a data. Ricardo Silva, que é relator do projeto dentro da CCJ, disse que os aposentados e pensionistas não têm tempo a perder.
“Precisamos de uma votação rápida. Fizemos um relatório que aponta a fonte de custeio, mostra que tudo é possível sem comprometer as contas do governo. Estamos lutando por justiça com os mais de 35 milhões de brasileiros que esperam esse benefício”, afirmou Ricardo Silva.
Para o requerimento ser protocolado, Ricardo Silva precisava da assinatura de outros 22 membros da CCJ. Porém, o apoio foi ainda maior, com 32 assinaturas (até a manhã desta quarta-feira).
“Isso nos dá confiança que o projeto pode ser aprovado. Os parlamentares entenderam que nosso relatório é consistente porque mostra de onde vem o dinheiro, como será custeado esse benefício tão importante. A mobilização dos aposentados e pensionistas de todo o Brasil foi essencial para conseguirmos colocar esse relatório na pauta”, disse Ricardo Silva.
A próxima reunião da CCJ ainda não teve a data marcada, mas deve ocorrer na próxima semana. A comissão é formada por 66 parlamentares.