O Anel Viário Sul de Ribeirão Preto é uma das principais rotas de tráfego da cidade, mas, infelizmente, também se tornou sinônimo de congestionamentos intensos, especialmente durante os horários de pico. Motoristas que utilizam a via enfrentam filas longas e trânsito caótico, afetando diretamente a rotina de milhares de pessoas que moram ou trabalham nas regiões de Ribeirão Preto e no distrito de Bonfim Paulista.
Um problema diário para milhares de motoristas
O tráfego intenso na região impacta bairros como Guaporé, City Ribeirão, Nova Aliança, Nova Aliança Sul, além de diversos condomínios residenciais e empresariais. Além disso, o Shopping Iguatemi, escolas e comércios locais também sofrem com o estrangulamento do anel viário, que é sobrecarregado pelo fluxo de mais de 34 mil veículos diariamente.
A situação se agrava ainda mais durante a realização da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que ocorre nas proximidades. Durante o evento, o congestionamento pode se estender por mais de 40 minutos, tornando as vias praticamente intransitáveis.
Uma solução definitiva com o apoio do governo estadual
Para enfrentar esse desafio, Ricardo Silva, candidato a prefeito, tem se reunido com o governador Tarcísio de Freitas para viabilizar uma solução definitiva. A proposta é criar uma rota alternativa que desvie o tráfego de veículos pesados do Anel Viário Sul, reduzindo a sobrecarga e proporcionando maior fluidez para os motoristas.
Ricardo Silva destaca a importância de parcerias para resolver problemas de infraestrutura e mobilidade urbana. “Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida para os ribeirão-pretanos, e isso inclui soluções que facilitem o deslocamento diário. Estamos comprometidos com essa causa”, afirma o candidato.
Complexo Ribeirão Verde também será beneficiado
A região do Complexo Ribeirão Verde, que abriga aproximadamente 70 mil moradores, também enfrenta sérios problemas de trânsito. Atualmente, há apenas uma via de acesso aos bairros do complexo, e o estreitamento da pista sob a Rodovia Anhanguera gera congestionamentos que ultrapassam 2 km nos horários de maior movimento.
Parte do plano de Ricardo Silva inclui buscar soluções para o estrangulamento do trânsito no Anel Viário Norte, que é a principal via de entrada e saída para o Complexo Ribeirão Verde. A criação de novas rotas e a ampliação das vias existentes serão essenciais para garantir maior fluidez e segurança no trânsito local.